A acadêmica Thaís Soares Vieira, 24 anos, do nono período de Odontologia das Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE alcançou a maior média geral com 85 pontos e, portanto o primeiro lugar, no simulado do FGE, que compõe o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE. Quando se fala em classificação como um todo, a faculdade obteve também os quatro primeiros melhores resultados na média geral.

“Inicialmente, quando o assunto é o ENADE, nós estudantes, ficamos muito apreensivos, mas nos dedicamos. As aulas teóricas relacionadas à graduação e as avaliações aplicadas em sala são métodos que auxiliam bastante para realização de simulados como este, além de estudar em casa o conteúdo aplicado em sala, que é fundamental”, comenta Thaís sobre sua preparação para obtenção de bons resultados e ainda completa dizendo: “Com esta classificação, percebi que o que aprendo em sala tem total relevância na minha carreira profissional. Fiquei surpresa e não esperava tal conquista, pois a instituição tem muitos alunos com um potencial gigantesco, porém, sempre confiei na qualidade de ensino que é passado pelos professores”.

Jairo Nascimento é um dos coordenadores do curso de Odontologia da Funorte. Ele explica qual a importância desta classificação. “Os resultados destes simulados são o diagnóstico da situação corrente que permite que os coordenadores trabalhem continuamente para avanços nos cursos”, afirma e completa: “O resultado do Curso de Odontologia envolve investimentos profundos e estruturais, a maioria de natureza institucional. Podemos citar: ambiente favorável (acessibilidade, todos os ambientes de ensino climatizados, biblioteca adequada, laboratórios bem equipados e montados, clínica com equipamentos de qualidade, recursos audiovisuais variados e disponíveis); programa de capacitação permanente para os professores (Programa de Desenvolvimento Docente e Programa de Desenvolvimento em Pesquisa), além de Simpósios, Mostras, Encontros e Fóruns ao longo dos semestres; apoio à pós-graduação dos docentes; estimulo à adoção de estratégias de Verificação de Aprendizagem nos moldes mais atuais (por exemplo, nos moldes do ENADE) incluindo treinamento com profissionais especializados; e corpo docente motivado, engajado ecom expertises em suas áreas de atuação. Somado a isso, temos o desempenho pessoal dos alunos que prestaram o simulado, no caso, a acadêmica de Odontologia que alcançou o primeiro lugar geral na instituição foi descrita pelos professores com uma aluna focada, interessada, participativa e dedicada”, finaliza.

Hellen Patriny