Professores do Indyu falam sobre como a informação, o conhecimento e o senso crítico podem ser facilmente ligados a leitura

O colégio Indyu propõe variados tipos de leituras todos diariamente para seus alunos, seja durante as aulas ou em atividades para casa, através de textos e livros para estimular o raciocínio e a crítica de alunos, com o objetivo de formar cidadãos conscientes.

Segundo o aluno Kaio Moreira Veloso, do 3º ano do ensino médio, a leitura é importante para enxergar lados diferentes da história. “A diferença entre conhecimento e informação é que a informação procura contar uma história rápida, de fácil compreensão, porém rasa, já o conhecimento propõe uma reflexão do tema”.

A leitura tem como objetivo possibilitar a entrada de outro mundo nas vidas dos indivíduos, através da literatura ou revistas e livros. Tem o poder de entretenimento, estimulando a reflexão sobre a realidade ou de escapar das dificuldades que são enfrentadas na vida diária. Além disso, proporciona sonhos, desperta a curiosidade e a criatividade.

A bibliotecária Cássia Drumond Nobre está na instituição há 9 anos e acha importante a leitura, pois acredita que quem lê muito escreve bem, por ter um conhecimento maior do uso das palavras corretas, ou mesmo pontuações. “Além de adquirir informações, a leitura deve ser prazerosa, deve ter um incentivo, pois ler é viajar”. Além de bibliotecária, Cássia foi pedagoga e conta como era importante envolver os alunos nessa prática: “Sempre busquei incentivar, o aluno aprende a gostar e valorizar os momentos de leitura”.

O hábito de ler traz diversos benefícios, entre eles, o desenvolvimento do conhecimento e o trabalho com a crítica, visando à formação de um cidadão mais crítico, reflexivo e capaz de atuar na sociedade em seu favor, considerando os valores éticos, morais e sociais.

Ler é aprender, é adquirir conhecimento. A professora Lilian Ferreira de Melo diz que através do estimulo da leitura direcionada, os alunos têm a possibilidade de debates, do entendimento e desenvolvimento do senso crítico. “É possível construir valores a partir da leitura, pois ela tem um poder transformador, não somente livros literários, mas também escritos de grandes pensadores”, explica a orientadora.

A reflexão é muito importante para a formação do senso crítico. “A leitura é de fundamental importância na formação de uma sociedade consciente, pois é através dela que construímos nossas próprias ideias, conceitos, criamos e discernimos fatos e fundamentamos da nossa opinião e das alheias. A leitura não apenas nos deixa vivenciar a imaginação, nos completa enquanto fundamentos porque elas nos ajuda a discutir, fundamentar, embasar e questionar ideias, conceitos, normas e tudo que seja a nós imposto. É a informação, a leitura que nos orienta. Somos o que somos enquanto sociedade e aprendemos cada vez mais a nos construir através de leituras e estudos que nos sustentam no caminho ético em nossa formação e em nosso agir”, diz Juliana Mota, professora no colégio Indyu.

Anna Louisa Narciso