Acontece nessa sexta-feira, 29 de junho, o 1º Encontro Regional de Gestores e Coordenadores da Plataforma Norte de Minas Gerais, na Funorte Campus JK. O evento conta com a participação dos diretores e coordenadores das instituições das cidades de Montes Claros, Janaúba, Januária, Pirapora e Curvelo e vai até o fim do dia.

Em 2017, a educação brasileira passou por uma grande mudança na regulação das instituições de educação superior (IES) e nos cursos de graduação. Tais mudanças trouxeram um cenário novo e desafiador, requerendo dos profissionais uma capacitação que possibilite a apropriação dos procedimentos regulatórios, avaliativos e supervisão.

A diretora acadêmica da Funorte Plataforma Norte de Minas, Thalita Pimentel, explica que o encontro vem a fazer uma discussão a respeito das novas legislações que o MEC implantou para o ensino superior. “A direção acadêmica vem estudando essa legislação, ela vai mudar substancialmente os trabalhos de gestão do ponto de vista acadêmico, administrativo e de corpo docente. Nós vamos dividir com as equipes de trabalho das unidades da plataforma Norte como irá acontecer o gerenciamento do ministério sobre as nossas tarefas, encima do que o MEC entende ser padrão de qualidade, e qualidade é a marca da nossa instituição”, conta Thalita.

Pedro Almeida, diretor das Engenharias integradas e coordenador do curso de Engenharia Mecânica, explica que o “programa de desenvolvimento de diretores e coordenadores já está numa versão avançada. Nós já passamos por vários momentos, onde a capacitação levou todos nós a um entendimento melhor das mudanças que estão acontecendo na educação do país”, diz. Segundo Pedro Almeida, nesses novos instrumentos que estão sendo discutidos hoje, está muito presente a palavra “inovação” e projetos integradores, que é uma discussão necessária para o avanço, independente do curso.

O diretor interino do Campus JK da Funorte, Alexandre Oliveira, ressalta a importância do encontro para os coordenadores: “É um trabalho muito importante, que vai contribuir muito para o desempenho e a performance da instituição de uma forma geral. Ficamos muito felizes em recebê-los aqui.”, diz o diretor.

A coordenadora do curso de Psicologia Fasi, Laura Lílian Ferreira, destaca a importância da atualização da regulação do MEC. “Atualizando as informações, podemos atuar de forma alinhada com as diretrizes da instituição e poder levar para o corpo docente e discente as metas e objetivos da instituição, e assim trabalharmos juntos para alcançar os resultados”, conta Laura Lílian.

“Somos fortes, por isso estamos reunidos, a comunidade inteira de gestores em favor da educação de qualidade no Norte de Minas Gerais.”, finaliza a diretora acadêmica, Thalita Pimentel.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *